domingo, 12 de maio de 2013

Meditação - Festa da Ascensão

 
 
Homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)
 
     A solenidade da Ascensão que hoje celebramos está permeada por um grande sentido de alegria: "Fazei- -nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças [...]" A liturgia de hoje não é, portanto, uma saudosa liturgia de adeus a Jesus que deixa a terra e volta ao seu tranquilo paraíso, mas uma liturgia de louvor e exaltação. Descobrir o motivo deste louvor e desta exaltação significa celebrar o verdadeiro mistério do dia de hoje. A festa da Ascensão é uma festa de entronização, pois celebra o Cristo ressuscitado enquanto constituído Senhor pelo Pai, isto é, soberano do mundo. Assentado à direita do Pai, Jesus continua junto à humanidade. Celebramos hoje também o dia mundial das comunicações sociais, com o tema: "Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização".
 
Alegres celebramos também com todas as mães
neste dia a elas dedicado.
 
 
     A ascensão do Senhor é uma síntese da fé cristã e a culminância do mistério do Cristo, que depois da provação e da humilhação suprema é glorificado e constituído Senhor do universo e cabeça da humanidade e da Igreja. Por isso o Pai, "assenta-o à sua direita no céu"; expressão bíblica que significa plena igualdade de ambos, isto é, plenitude de poder salvífico e cósmico. A ascensão de Jesus e o envio do Espírito Santo nos colocam em perene estado de missão.


Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso filho, já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário