segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Comentário do Evangelho - O que queres que eu faça?



      A cura do cego de Jericó é carregada de simbolismo. Estando bem próximo de Jerusalém, onde sofreria a paixão, foi da boca de um pobre marginalizado que Jesus ouviu a proclamação de sua condição messiânica. Ao chamá-lo de Filho de Davi, o mendigo cego professou sua fé no Mestre, como o Messias longamente esperado pelo povo. Seu pedido de piedade manifestava a condição da humanidade inteira, carente da misericórdia de Jesus. Sua fé profunda no poder taumatúrgico do Senhor revelava o tipo de relacionamento que se deveria estabelecer entre Jesus e seus discípulos; relacionamento feito de entrega total e confiante.
     A recuperação da visão significava que, para seguir Jesus, como fez o ex-cego, era preciso estar de olhos abertos, colocar-se em contínuo discernimento e não se deixar levar pela cegueira espiritual que pode levar à decepção em relação a Jesus. Tendo-se posto a seguir Jesus, glorificando a Deus, o miraculado tornava-se símbolo da disposição que deve ter o discípulo para seguir o Mestre, mormente, quando se trata de enfrentar a paixão e a cruz.
     Jesus dirige a cada discípulo a pergunta "Que queres que eu te faça?". E reserva-lhe um gesto misericordioso, cujo efeito será prepará-lo para a provação da fé. Mas o discípulo não poderá manter-se cego, indiferente ao Senhor que passa, despreparado para segui-lo.
                (Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblicano)

Oração
Senhor Jesus, prepara-me, cada dia, para eu ser teu seguidor, reforçando minha fé e curando a cegueira que me impede de caminhar resoluto contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário