domingo, 25 de novembro de 2012

Comemoração de CRISTO REI



 A Igreja católica festeja hoje a vitória de Cristo sobre a morte e exalta a regência do seu amor sobre o tempo e a história. É de forma vibrante que a Igreja celebra o último domingo do Ano Litúrgico, proclamando a realeza universal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Mediador da salvação. Assim nos preparamos para, no próximo domingo, iniciarmos um novo Ano Litúrgico. Neste domingo se inicia em todas as dioceses do Brasil a Campanha para a Evangelização, com o objetivo de reforçar o anúncio do Evangelho, que é a missão da Igreja. A realeza universal de Cristo nos estimula a enaltecer o sacerdócio comum de todos os fiéis e a celebrar com júbilo o "Dia do Leigo".

      A visão grandiosa de Cristo Senhor universal une-se a de Cristo crucificado e esta recorda a consideração de seu imenso amor: "Ama-nos, e nos libertou dos nossos pecados em virtude do seu Sangue". Rei e Senhor outro caminho não escolheu, para purificar os homens do pecado, senão lavá-los com o próprio Sangue. Unicamente por este preço os introduziu no seu Reino, onde os admitiu não só como súditos, mas também como irmãos e co-herdeiros, como co-participantes de sua realeza, de sua dominação sobre todas as coisas. Assim, com ele, único Sacerdote, poderemos oferecer e consagrar a Deus toda a criação. "Fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, seu Pai". Até este ponto quis Cristo Senhor que participassem os homens de suas grandezas!

      O Evangelho (Jo 18,33b-37) também apresenta a realeza de Cristo em relação com sua Paixão e a contrapõe, ao mesmo tempo, às realezas terrenas. Tudo isto baseado no colóquio entre Jesus e Pilatos. Sempre se ocultara o Senhor às multidões, que em momentos de entusiasmo queriam proclamá-lo rei. Entretanto agora, que está para ser condenado à morte, confessa abertamente sua realeza. A pergunta de Pilatos: "Então és rei?", responde: "Tu o dizes, eu sou Rei" (ibidem, 37). Antes, porém, declarara: "Meu Reino não é deste mundo".

      A realeza de Cristo não está em função de domínio temporal algum, nem político! E, ao contrário, de domínio espiritual: consiste em anunciar a verdade, em conduzir os homens à suprema Verdade, libertando-os das trevas do erro e do pecado, "Para isto vim ao mundo - diz Jesus - para dar testemunho da verdade". Jesus é a "Testemunha fiel" da verdade, isto é, do mistério de Deus e de seus desígnios de salvação do mundo. Veio revelá-los aos homens e testemunhá-los com o sacrifício da própria vida. Por isso, só quando está para abraçar a Cruz declara-se Rei. E, da Cruz, atrairá tudo a si (Jo 12,32).

      Impressionante é que, no Evangelho de João - o evangelista teólogo - esteja o tema da realeza de Cristo constantemente ligado ao da Paixão. E que, na realidade, é a Cruz o trono régio de Cristo. Da Cruz abre os braços para apertar a si todos os homens, da Cruz governa com seu amor. Para que reine sobre nós, temos de nos deixar atrair e vencer pelo seu amor.

Meu Jesus, misericórdia. Dulcíssimo Jesus, não sejais para mim juiz, mas Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário