terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mensagem do Pe Xiko - Dia de Oração e Jejum


 
     O movimento de Cursilhos do Brasil, numa de suas Assembléias Nacionais, instituiu o dia 9 de outubro, de cada ano, como o Dia de Oração e Jejum pelo Movimento de Cursilhos.
     Por que um dia de oração e jejum? Para formar uma grande corrente de união e fraternidade. Por que a partir da oração e do jejum? Porque ambos são fundamentais para a vida cristã. Poderíamos ter escolhido fazer um minuto de silêncio ou uma obra social, mas escolhemos a oração e o jejum porque são educativos, altamente ricos de conteúdo e eficácia cristã e, especialmente, por serem elementos bíblicos, vividos e ensinados pelo próprio Cristo.
     A força, a necessidade e eficácia da oração são indiscutíveis. Estamos vivendo, no MCC, um momento precioso e singular de renovação e relançamento. Cremos que, com a Oração de todos, teremos a força necessária para alcançar os objetivos que pretendemos pois não queremos apenas algo novo, ou voltar às fontes, mas queremos que o novo, o voltar às fontes seja para assumir o mesmo dinamismo do primeiro amor, o dinamismo dos primeiros evangelizadores.
     A Oração será o grande caminho que, como Movimento, nos colocará diante de Deus, porque não dizer, em Espírito e atitude de Cenáculo para rogar que aconteça um novo Pentecostes, como nos pede o Doc. De Aparecida; “ para que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove a nossa alegria e nossa esperança” (n 3620). Creio que este seja o motivo principal de nossa oração e jejum no dia 9 de outubro.
     O jejum é um excelente meio de comunhão com Deus e com os irmãos. Não fazemos jejum para passar fome, mas para, ao sentir a fome, lembrarmos que precisamos saciar nossa fome com os valores do Reino e não só com o pão material. O jejum, que sempre foi utilizado em momentos especiais, coloca-nos num estado de humildade e pobreza que agrada a Deus. O jejum é um dos caminhos de conversão ou aperfeiçoamento da vida.  Podemos ler no profeta Joel 1, 14  “vinde, publicai um jejum, reuni a assembléia... ”
     O jejum não é uma forma de tortura ou tristeza. Essa certeza nos é dada através do profeta Zacarias que diz que os dias de jejum serão dias de alegria e regozijo e de festa.
     O nosso próprio padroeiro passou três dias sem comer, nem beber e em oração permanente. (Atos 9,9) Além dele, outro exemplo mais perfeito,  encontramos em Jesus que se retirou para o deserto e passou lá 40 dias em jejum e oração (Lc 4, 1-3).
     Cremos que esses exemplos sejam suficientes para que nos sintamos motivados a escolher, mais uma vez, o dia 9 de outubro, para fazer uma grande corrente de jejum e oração para que realmente nosso Movimento tome o caminho da conversão, da renovação e, de fato, aconteça em todos os níveis o relançamento, a fim que surja muita alegria e ardor pela evangelização e pelo compromisso de ser  Discípulos Missionário em nossos ambientes.
     Dia 9 de outubro, estamos todos convidados à Oração e ao Jejum pelo nosso Movimento.

                                Pe Xiko

Nenhum comentário:

Postar um comentário