domingo, 21 de outubro de 2012

Ano da Fé - Missão Urgente


          Este Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária reveste-se de um caráter muito especial: ela transcorre no 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II e no Ano da Fé. O Concílio teve por primeiro objetivo renovar e aprofundar a fé da Igreja, mediante uma nova ação missionária.
        Decorridos 50 anos, estamos vendo mais claro que nunca, como isso é necessário. Vamos fazer a nossa parte! Hoje, o Papa canoniza 7 novos Santos da Igreja; vários deles foram missionários. Os melhores missionários são os santos, aqueles que já estão no céu e aqueles que ainda vivem entre nós. Eles atraem as pessoas para Deus, indicam com palavras e pelo seu exemplo qual é o caminho que leva a Deus e como deve viver quem está com Deus. Também nós somos chamados a ser santos! "Sede santos, porque vosso Deus é santo!".
         Em Roma, está sendo realizada a 13ª. Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre a "Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã". A missão não é obra de poucos. É urgente que toda a Igreja se coloque em estado permanente de missão. Não basta ter feito missão uma vez, ou ter sido evangelizado uma vez... A transmissão e a acolhida da fé são processos permanentes na vida, mesmo para quem já crê. A obra evangelizadora é absolutamente urgente, sob pena de esfriar, ou até de se interromper a transmissão da fé. Todos temos a nossa parte na missão da Igreja.   
        Estamos preparando a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, de julho de 2013. O Papa já escolheu o lema para esse grande encontro, que ele terá com jovens do mundo inteiro: "ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos!" (Mt 28,19). Os jovens são convidados a serem missionários de outros jovens. Eles próprios serão os maiores beneficiados. Convido todos os pais a apoiarem as iniciativas de preparação da Jornada nas paróquias, comunidades e outras organizações da Igreja; e também a incentivarem os filhos jovens para a participação na Jornada do Rio. Será uma grande experiência de fé e de vida eclesial, que lhes fará bem para o resto de suas vidas! Neste Dia Mundial das Missões, façamos nossa doação generosa na coleta para as missões; assim estaremos apoiando concretamente as iniciativas missionárias da Igreja em todo o mundo. Quem ajuda outras pessoas a encontrarem Deus não será esquecido! Deus ama a quem dá com alegria!
                                           Card.Odilo P. Scherer,
                                          Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário