sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comentários do Evangelho

1. "Na casa de meu Pai há muitas moradas..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Uma irmã de Comunidade, nova de caminhada, em um círculo bíblico perguntou se no Céu tem camarotes cinco estrelas reservados aos discípulos... Não a culpo por esta interpretação ingênua, quase humorística dessa frase de Jesus neste evangelho "Na casa do meu Pai há muitas moradas, pois vou preparar-vos um lugar..." Bom, primeiramente, se há junto de Deus algum lugar reservado ele pertence aos pobres, aos pequenos que depositarem toda sua confiança na Misericórdia Divina.
Em segundo lugar, o jogo ainda está começando e não dá para se dizer os discípulos já fizeram por merecer o Galardão, pois até agora só eram alunos, às vezes até mal comportados, e de caça dura, a ponto de Tomé dizer, quase já no final do "Curso" que ainda não conhecia o caminho do qual Jesus falava... Claro que os discípulos não irão se salvar por causa de suas boas obras, mas a Salvação vem de Jesus, o que estamos querendo dizer é que a coisa só está começando, e só em pensarem que vão ter de caminharem sem Jesus junto a eles, os discípulos entram em pane e ficam perturbados... Jesus está lhes dizendo que a partir de agora a Fé Nele, em sua pessoa e ação, será imprescindível para iniciar a missão, mas voltemos a pergunta inicial, que lugar é esse que Jesus vai á frente para preparar?
Jesus vai, mas volta para permanecer com seus discípulos, pois este lugar onde Ele permanece junto aos seus discípulos, este lugar que está reservado para cada homem ou mulher de Fé, é exatamente á comunidade, e aqui Jesus não fala do lugar físico, reservado no banco da igreja, mas de um lugar espiritual, em que se vive a comunhão junto a ele, em que se caminha junto, edifica-se junto. O nosso lugar na comunidade já é o prenúncio de um lugar definitivo junto a Deus um dia na plenitude, dizia certa ocasião um padre amigo meu, que "Quem não gosta de ir á comunidade, não vai se acostumar no Céu".
Jesus está na comunidade, se manifesta, se revela, nas pastorais, nos ministérios serviços e carismas, é exatamente nas pessoas que Ele se manifesta. Mas frequentar a comunidade não nos dá um passaporte para a Vida Eterna, viver a comunhão com Jesus, fazer a sua vontade, descobrir a sua ação em meio à comunidade, aprender a repartir e partilhar, eucaristizar-se e se doar aos irmãos e irmãs... Foi assim que Ele fez, foi assim que ele viveu na comunidade fundante dos discípulos... Por isso ninguém precisa buscar fórmulas mirabolantes para se salvar e garantir o Céu por antecipação, basta seguir Jesus, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, esse Caminho nos leva a passar pela comunidade, essa Verdade está em sua Palavra que em cada Eucaristia ou Celebração da Palavra nos alimenta, e esta Vida é a Eucaristia, cume mais alto da nossa Igreja e da sua ação litúrgica. Quem descobriu a importância da comunidade em nossa vida, nunca precisará dizer como Tomé "Senhor, não sabemos para onde vais...".
2. Jesus é o caminho que nos conduz à casa do Pai
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
A narrativa da última ceia de Jesus com os discípulos é, nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas), resumida apenas com o anúncio da traição de Judas e da bênção do pão e a ação de graças sobre o cálice. O evangelista João narra esta ceia com cenas e diálogos que revelam a grande sublimidade deste último encontro com Jesus.
A ceia, tradicional imagem do Reino de Deus, é diálogo, com o prazer do alimentar-se partilhado, e é forte momento de alegria e comunhão. O evangelho de João apresenta, logo no início do ministério de Jesus, as bodas de Caná, na qual o vinho é abundante neste clima de alegria.
Durante a ceia, Jesus faz o seu gesto simples, até surpreendente, de lavar os pés dos discípulos. Em seguida Jesus menciona a expectativa de que seja traído. Esta menção cria um momento que causa certa perturbação nos corações dos discípulos. Jesus, então, procura tranquilizá-los. Ele está presente não só nos momentos de alegria, mas também nas provações.
Jesus é o caminho que nos conduz à casa do Pai. Basta segui-lo, fiéis à verdade e empenhados em servir, para que a vida desabroche plenamente, aberta ao eterno.
Oração
Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.
3. CONFIANÇA E SEGURANÇA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
Após a ceia e o lava-pés, e depois da saída de Judas, Jesus estabelece um diálogo de intimidade com seus discípulos. Ele lhes dirige palavras de esclarecimento, que também lhes proporcionam confiança e segurança. São palavras que penetram fundo no coração e fortalecem nossa fé. Fortaleceram, da mesma forma, a fé dos discípulos, mais tarde, quando começaram a perceber que Jesus continuava vivo entre eles. São palavras que alimentam nossa oração e nossa prática de vida. O amor de Deus e de Jesus para conosco está aí vivamente expresso. Crer em Deus e crer em Jesus é fonte de paz para o coração e para a comunidade. O ir e vir de Jesus não é um percurso entre a terra e o céu. É o percurso da fé, neste mundo, no seguimento de Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida que levam ao Pai. E esta fé comprometida com as obras de Jesus, na fraternidade, na misericórdia e na justiça, abre espaço para a morada do Pai e de Jesus em cada um. Pelo amor, na partilha e na solidariedade, vivido na missão e nas comunidades, os discípulos são levados por Jesus à comunhão na casa do Pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário