terça-feira, 17 de abril de 2012

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


1. "Ainda sobre Nicodemos, um catequizando persistente..."


Muitos catequizandos e catequizandas desistem no meio do caminho, porque descobrem que a catequese não é um amontoado de conceitos religiosos e doutrinais, no decorrer dos encontros e com o passar dos dias percebem que a Palavra de Deus ali ensinada os obriga a rever sua vida e a abrir-se para um modo novo de viver, mudando algumas coisas. Daí muitos acabam desistindo, às vezes frequentam até o fim, mas logo após a Crisma somem das Comunidades...
Nicodemos não é desses, percebeu que a coisa era mais séria do que pensava, ele era um Doutor em Israel, como disse o próprio Jesus, mas não teve medo de demonstrar sua falta de conhecimento em relação às coisas profundas que Jesus lhe dizia. Acostumado a pensar e a se relacionar com o Deus da Aliança, através dos ritos, holocaustos no templo e o seguimento da Lei de Moisés, Nicodemos aprende que o importante é a Fé no Filho do Homem que é Jesus.
Jesus por seu lado, não foi arrogante, mas paciencioso, de maneira sábia e prudente, como deve ser um catequista, entrou no mundo de Nicodemos, tomando como exemplo alguém que ele admirava e lhe era de extrema importância em sua crença Judaica. Acho que foi naquele momento que Jesus conquistou o coração de Nicodemos, quando falou de Moisés, que levantou a serpente de bronze no deserto, bastando que quem tivesse sido picado pelas serpentes venenosas, olhasse para ela e já estaria salvo. Basta um olhar de Fé para Jesus e a salvação acontecerá na vida dá passos e ela passará a ter a Vida Eterna...
Com isso Jesus não fica só na teoria, mas esclarece que a Salvação é um processo dinâmico, todos os dias, nas mais diferentes situações, movidos pelo Espírito Santo, em nossas ações manifestamos nossa Fé e adesão a Jesus Cristo e vamos sendo curados de nossas dores e pecados, vamos morrendo com ele mas também ressuscitando...
É isso que significa nascer de novo, um fato que agora já era luz e certeza no coração daquele catequizando...

2. Traços de uma catequese batismal


Neste texto do evangelho temos a continuidade do diálogo de Jesus com Nicodemos. Pode-se pensar que o evangelista João, ao fazer sua narrativa, com as expressões: "nascer da água", "nascer do alto" e "nascer do espírito", faz uma alusão ao batismo. Percebem-se aí traços de uma catequese batismal. É o batismo de João, na água, assumido pelo Espírito, em Jesus. O Espírito sopra onde quer e as comunidades cristãs vão surgindo livres de critérios de raça ou tradição.
Nicodemos só entende a letra nas Escrituras e manifesta incompreensão do testemunho de Jesus, que fala do que conhece e do que viu "no céu". Não se abre à inspiração do Espírito. Jesus dá por encerrado o diálogo.
Na parte final do texto, com uma construção literária diferente do diálogo, João passa a esclarecer o caráter celestial de Jesus. Quem olhasse a serpente de bronze levantada por Moisés, não morreria das picadas venenosas. Assim, pela fé em Jesus, que vivendo a plenitude do amor foi levantado na cruz, alcança-se a vida eterna.
Oração
Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.

3. ALUSÃO AO BATISMO

Continua o diálogo de Jesus com Nicodemos, o qual exprime o impasse entre a incredulidade da sinagoga e a fé das comunidades cristãs no tempo de João. O nascer da água e do espírito é uma alusão ao batismo. Podemos ver aí traços de uma catequese batismal. É o batismo de João, na água, assumido pelo Espírito, em Jesus. O Espírito sopra onde quer e as comunidades cristãs vão surgindo livres de critérios de raça ou tradição.
Nicodemos só entende a letra nas Escrituras. Não se abre à inspiração do Espírito e não aceita o testemunho de Jesus, que fala do que conhece e viu "no céu". Com uma construção literária diferente do diálogo, o Evangelho de João passa a esclarecer o caráter celestial de Jesus. Quem olhasse a serpente de bronze levantada por Moisés não morreria das picadas das serpentes. Assim a fé no Filho do Homem exaltado na cruz leva à vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário