sexta-feira, 1 de maio de 2015

Comentário do evangelho - Vou preparar-vos um lugar

Jesus não é o nosso guia, ele é o Senhor do Caminho, porque ele é o único que tem nas mãos o caminho da humanidade, e o dá, o oferece. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Esse é o Projeto de Deus para a salvação da humanidade. E para a humanidade alcançar sua divinização é necessário passar por esse Caminho, aplicar esse Método e pôr em prática esse Projeto. Jesus é a Verdade, porque ele é a fidelidade do Pai. Ele realizou tudo o que o Pai lhe pediu. Foi fiel à missão que o Pai lhe confiou. Foi fiel a todo o povo que Deus entregou em suas mãos.
 

             Embora convocasse os discípulos para se empenharem na prática do amor e da justiça, Jesus lhes descortinava, também, um horizonte para além dos limites da História. Ele lhes propunha uma meta a ser alcançada no fim da peregrinação terrena: a casa do Pai, com muitas moradas, espaço de acolhida para todos.

             As palavras do Mestre visam estimular os discípulos a seguirem em frente, sem se deixarem abater pelas adversidades. Mas, seria injusto considerá-las como incentivo à passividade e à alienação. Elas só têm sentido para o discípulo que se lança à ação.

             A meta da caminhada dos discípulos é a comunhão plena e eterna com o Pai. Comunhão esta preparada pela morte e ressurreição de Jesus que, desta forma, os precede e lhes promete ter para sempre consigo, na casa paterna.

             O caminho para se chegar à casa do Pai é o próprio Jesus, que se definiu "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Jesus é o Caminho na medida em que é a Verdade pela qual a Vida é comunicada a quem o escolhe para chegar ao Pai. A casa do Pai é alcançada na medida em que o discípulo pauta seu agir pela Verdade proclamada por seu Mestre. E assim usufrui a Vida cuja plenitude encontra-se no término do Caminho, que é o mesmo Jesus. Importa apenas que o discípulo siga fielmente esse Caminho que é guia seguro para se chegar à casa do Pai.
 
Pe Jaldemir Vitório   
 
Oração  Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário