segunda-feira, 4 de maio de 2015

Comentário do evangelho - Amar e observar os mandamentos

Cristo nos fala do Amor de Deus. O que significa amar a Deus? É fazer o que Ele quer através dos ditames da nossa consciência, iluminada pela fé cristã. Mas isso não é tudo. Amar a Deus é permitir a nós mesmos que sejamos amados por Jesus e pelo Pai. É isso o que há de mais importante no cristianismo. Se cada pessoa amar até as últimas consequências, torna-se a casa onde moram Jesus e o Pai: "Se alguém me ama, guarda a minha Palavra e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada”.

             O discurso de despedida de Jesus visava suscitar sentimentos positivos no coração dos discípulos, num momento de desespero e angústia. E o Mestre o faz apelando para a importância de amá-lo de fato, pautando a vida por seus ensinamentos. Jesus percebia a fragilidade do amor dos discípulos, e a não-adesão radical à sua pessoa. Sem esta adesão amorosa, qualquer ação futura ficaria impossibilitada. Seria inútil contar com eles! Isto poderia comprometer o projeto de construção do Reino que lhes fora entregue como missão.

             As palavras de Jesus são um apelo aos discípulos para uma vida de comunhão com ele. Daí sua insistência no tema do amar e pôr em prática os mandamentos. O amor supõe e vínculos tão estreitos de relação com o Mestre, a ponto de permear e transformar a vida do discípulo. Porque ama Jesus,  recusa-se a dar guarida ao egoísmo e ao pecado que rompem a comunhão,.

             O discípulo que ama é fiel aos mandamentos do Mestre. Portanto, o amor não se reduz a teorias. É uma continua busca de conformidade com o modo de ser e o querer de Jesus. Seus mandamentos são uma expressão de seu modo de ser. Por isso, Jesus ordenou que os discípulos fizessem o mesmo que ele fez, propondo-lhes seu próprio projeto de vida. Assim, a melhor escola de amor é o testemunho de vida de Jesus.
                                                                                              Pe Jaldemir Vitório
 
Oração
Pai, desperta em mim o desejo e a disposição de amar Jesus e de pôr em prática as palavras dele. Assim, estarei seguro de ser amado por ti e de viver em comunhão contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário