quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Comentário do Evangelho - Cristianismo não tem segredo ...

Neste texto aparecem os verbos: "acender", "iluminar", "conhecer", "julgar", "ter", "receber". São relacionados à lâmpada. A Palavra de Deus, é uma lâmpada que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz.
 
      Antes do Concílio Ecumênico Vaticano II o sacerdote celebrava a missa de costas para o povo e havia sobre o vaso sagrado e a patena,  uma espécie de véu que ocultava o mistério da Eucaristia, sei disso porque era acólito e o véu tinha que ser colocado de tal modo que nada ficasse aparecendo. Eu mesmo, que estava ali junto ao altar, muitas vezes me perguntava que segredo a sete chaves era aquele feito pela imposição das mãos, por aqueles eternos "cochichos" do sacerdote em uma língua estranha... Imagine o povo...
 
      O Cristianismo, ao lado do Islamismo e Judaísmo, prima por ser a Religião da Revelação, Deus tira o véu e se mostra como é em seu Filho Jesus Cristo. Não há na Igreja nenhum segredo guardado sobre essa revelação. A Igreja é sinal do Reino de Deus e este é mistério justamente porque a sua força e a sua ação não dependem do Homem, que é apenas colaborador. O fato de ser a Igreja uma Instituição Milenar desafia a compreensão humana.
 
      Mas se por um lado o Reino que a Igreja anuncia é mistério, por outro ele se torna acessível pela Fé, porque no coração de todos os que crêem já está presente, embora ainda não tenha chegado a sua plenitude, que um dia há de vir quando o Senhor voltar.
 
     O anúncio desse Reino não pode ficar fechado entre quatro paredes, mas deve se tornar conhecido de todos, "Ide e anunciai a todas as nações...”, foi a ordem de Jesus para os seus discípulos.  No princípio da Igreja o Cristianismo era uma seita trancada dentro do judaísmo, e quem o arrancou de lá e o levou aos pagãos e gentios foi o apóstolo Paulo, celebrado no dia de ontem.
 
      Por ser só perceptível aos olhos da Fé, muitas vezes nos desanimamos diante de certos acontecimentos, parece que a força do mal está em todo lugar e até dentro de nossas comunidades cristãs, e o mundo caminha para pior. É exatamente nessa situação que o cristão deve perseverar na sua Fé, comprometendo-se cada vez mais com o Reino. Os pecados do irmão e os nossos próprios pecados devem ser superados pela experiência profunda do amor de Deus em nossa vida.
 
      Deste modo há no mais íntimo dos que creem uma força superior a qualquer outra, que nos impulsiona a caminhar, a construir, a sonhar e a perseverar, na espera desse algo que está á nossa frente. Essa Força é o Reino de Deus...
 
Diácono José da Cruz
 
ORAÇÃO
Senhor Jesus, envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutar a Palavra e vivê-la conforme a tua vontade
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário