segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Comentário do Evangelho - Uma Luz para a humanidade

 
 

No início da narrativa encontramos uma citação do profeta Isaías; com isso Mateus quer mostrar que o começo da pregação de Jesus se ajusta, enquadra-se ao anúncio feito pelos profetas do Antigo Testamento. Que pregação? "Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está próximo”. Em que lugar? Em todos os lugares, isso aparece claro pela menção dos diversos lugares geográficos no texto. No final, encontramos um resumo da missão de Jesus que consiste em ensinar, anunciar a Boa-Nova e curar todas as enfermidades.


      O ministério de Jesus descortinou, para a humanidade, um horizonte novo. O Reino dos Céus, irrompendo na História por meio de Jesus e de sua ação, reavivou a esperança do povo de Deus. Iniciou-se um tempo novo, na história do relacionamento da humanidade com Deus.

      A presença do Messias Jesus, na visão da comunidade cristã primitiva, levou a cumprimento antigas esperanças do povo de Israel. Um texto do profeta Isaías foi particularmente importante neste processo de compreensão da pessoa de Jesus. O profeta, olhando para o futuro, prelibava a alegria que haveria de tomar conta da Galileia, região tradicionalmente considerada como reduto da infidelidade. Olhada com desprezo e apelidada como terra de pagãos, tudo quanto havia de pior lhe era atribuído. Pois bem, Isaías anteviu a superação das trevas e da morte em que se encontravam os galileus ao se levantar uma grande luz. Essa luz seria o Messias.

      Jesus iniciou sua pregação exatamente na Galileia, símbolo da humanidade jazendo nas trevas da morte, carente de luz. Sua convocação - "Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo" - soou como um apelo dirigido a toda a humanidade para romper com a escravidão do egoísmo e deixar-se guiar por Deus. A profecia estava sendo realizada!
 
                                                                                                      Pe. Jaldemir Vitório
Oração
Senhor, faze-me portador de tua luz para toda a humanidade, ajudando-a a superar a escravidão do pecado e da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário