sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Comentário do Evangelho - Um Encontro que mudou a história


Lucas narra o encontro destas duas mães. Maria, mãe do Filho de Deus e Isabel, mãe do precursor, João batista. Uma jovenzinha, Maria. E outra, de idade avançada, Isabel. Maria era virgem. Isabel, de idade avançada. Feita a saudação de Maria, Isabel responde profetizando: "Você é a mais abençoada de todas as mulheres. A criança que você vai ter é abençoada também. Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?"
 
       Certa ocasião em que meus pais celebravam Bodas, nós filhos começamos a especular como e onde eles se encontraram péla primeira vez e ficamos sabendo que foi durante um baile onde dançaram uma valsa e daí tudo começou... Fico temeroso só em saber que se aquele encontro não tivesse acontecido, eu não estaria aqui, não só eu como um monte de gente da nossa Família. Esse encontro de Maria e Isabel é um prenúncio feliz de que a história vai mudar...
 
       Interessante porque não foi um encontro de gente importante, Isabel era uma anciã, até então estéril, Maria tinha lá os seus 13 ou 14 anos, era uma menina pobre de uma Vilinha desprezível chamada Nazaré, mas ambas traziam dentro de si a semente de algo que alimentava suas esperanças, e que era a Esperança de todo povo de Israel. Deus entra na vida dessas duas mulheres e com a colaboração delas, começa a escrever uma nova história sem o aval dos poderosos, dos entendidos, dos doutores e Escribas. Quando Deus quer, e encontra um coração e uma vida disponível, ninguém conseguirá impedir a sua ação...
 
       Jesus ainda estava no ventre de Maria, mas já é chamado de Senhor, por Isabel, e toda essa alegria de uma esperança que vai começar a se realizar, contagia Isabel que também traz algo dentro de si, João Batista, que pula de alegria com a presença de Jesus.
 
       A Fé e a fidelidade nas promessas de Deus mudam totalmente a vida das pessoas que passam a mover pelo Espírito Santo, e são capazes de desfazer qualquer plano, para que a Vontade de Deus se realize. Assim foi com Maria, que inclusive já estava noiva, ela não desistiu de José, mas no Espírito Santo a relação deles ganhou um novo sentido, Isabel também se deixou modelar pelo Espírito de Deus, pois era idosa e ainda por cima estéril, mas o Deus da Vida faz a Vida brotar até de um ventre estéril.
 
       O encontro de Maria e Isabel lá na montanha inaugura um tempo novo para toda humanidade, agora, os pequenos são a bola da vez, pequenos que a exemplo de Maria e Isabel, abrem a vida e o coração dando espaço para que Deus caminhe neles, fazendo uma nova história, cujo enredo os prepotentes e poderosos deste mundo, nunca conseguirão entender.
 
       Que a nossa presença cristã no mundo de hoje, consiga despertar no coração das pessoas, essa grande esperança de uma profunda renovação, e para isso, é imprescindível que levemos em nossas entranhas a luz e a força do  Espírito Santo, pois,  SEM ELE, nada de novo acontece e nem irá acontecer. Mas nele e com ele podemos cantar com Maria "A minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria, em Deus meu Salvador..."
 
Diácono José da Cruz
 
ORAÇÃO
Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário