quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Comentário do Evangelho - E quando as coisas não dão certo?

     Na nossa paróquia passou um Sacerdote que gostava de fazer uma afirmação que eu acho muito válida e sempre repito em minhas reflexões.
 
     Quando as coisas em nossa vida dão tudo certo e correm tudo bem, com a saúde, emprego, moradia, bens materiais, sem atropelos de tragédias caindo em nossa cabeça, nem é preciso ter Fé. Mas, e quando as coisas não dão certo como a gente queria? Quando vêm os reveses da vida, acontecimentos trágicos, desgraças, desencontros, na vida pessoal e familiar? Pois é aí que a tal da Fé em Jesus Cristo faz a diferença...
 
      É como você ter um carro esporte, com um motor possante, apropriado para pistas irregulares, terra e lama, como naquelas trilhas percorridas pelos Jipeiros. Entretanto, se transitar com ele só no asfalto das cidades e nas largas avenidas, jamais saberá se realmente ele é possante, simplesmente porque não teve oportunidade para provar o seu potencial.
 
      É bom esclarecer que os sofrimentos e tribulações desta vida não são mandados por Deus para nos experimentar, mas são contingências da nossa natureza humana. Deus não tem nenhum prazer em ficar comprovando se temos ou não Fé, através de certos acontecimentos indesejáveis, por uma razão muito simples: Ele nos conhece por inteiro, por dentro e por fora e não tem necessidade de nos experimentar. E se nós insistirmos na idéia de um Deus que manda-nos tribulações estaremos distorcendo o Deus revelado em Jesus Cristo, que nos salva e quer somente o nosso bem.
 
      Há sempre o perigo de se viver uma religião superficial com Deus e os irmãos, Jesus tem muitos admiradores no mundo inteiro e milhares de ouvintes da sua Palavra, quanto já se escreveu sobre Ele, sua pessoa e seus ensinamentos. Mas só isso não é suficiente para alimentar a nossa Fé e um bom exemplo disso está em nossas comunidades cristãs, onde há muitos cristãos que construíram suas casas, isso é, suas vidas de Fé, em cima da areia... E na primeira dificuldade entraram em crise e abandonaram a comunidade, desistindo da caminhada, ou que é bem pior, querendo caminhar sozinhos, junto com Cristo, mas não na Igreja. Muita gente bate o pé que é possível ser cristão, sem participar de nenhuma igreja, são os iludidos e iludidas, que criam fantasias religiosas para tentar preencher o vazio da alma e do coração...
 
      Construir uma casa bem alicerçada é colocar a Palavra no centro da nossa vida, na relação com as pessoas, na convivência familiar, no trabalho profissional, nos estudos, na política e nos negócios, é tê-la sempre presente, é considerá-la em toda e qualquer situação. É não trocá-la por ideologias humanas. Enfim, é permitir que o Verbo Encarnado preencha todo nosso ser, de modos que nada possamos fazer sem Ele.
 
      Na vida de quem é assim, podem vir as tempestades, terremotos, enchentes e vendavais, que a CASA não cairá porque está construída sobre a rocha que é o próprio Cristo. Nas comunidades há cristãos exatamente assim, que são chamados de Fortaleza, para estes há no Livro do Apocalipse uma frase que carrega toda a esperança cristã "Estes de vestes brancas e palma nas mãos, são os que vieram de grandes tribulações..."
 
      Diante disso, é bom revermos a construção da nossa "Casa", não se preocupem com fachada bonita, o que importa é a base, o alicerce, a rocha na qual ela foi construída.
 
      E que venham os ventos das tribulações...
 
Diácono José da Cruz
 
Oração
Senhor Jesus, que eu seja bastante prudente para colocar em prática tuas palavras e, assim, não sucumbir, quando minha fé for provada.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário