terça-feira, 11 de março de 2014

Comentário do Evangelho - Rezar com simplicidade

Não nos custa reconhecer que não sabemos orar, mas Jesus não perde a paciência conosco: as palavras da oração com que ele nos ensinou a orar estão sempre nos esperando, como as paredes familiares da casa paterna. Podemos voltar a pedir a Jesus do fundo de nossa pobreza: "Ensina-nos a rezar...”. E ele voltará a nos responder, como se fora a primeira vez: "Quando orardes, dizei: ‘Pai nosso...’, vivei de novo a experiência de que Deus é ternura e acolhida incondicional, e experimentai chamá-lo: Abba, Pai...”.
 
 
       Os discípulos de Jesus foram orientados a não rezar como os gentios que pensavam poder convencer Deus e atrair seus favores, à custa de muito falar. Existia, também, os que se dirigiam a Deus em altos brados, como forma de se fazerem ouvir. Apesar de o Mestre ter atribuído esta forma de rezar aos pagãos, o que ele estava condenando, agora, era a forma acintosa de rezar, praticada por certos fariseus. Quem se vangloriava da própria prática religiosa, estava longe de rezar de maneira conveniente. Faltava-lhes rezar com simplicidade.
 
       A oração que Jesus colocou nos lábios dos discípulos pode ser definida como a oração dos simples. Por um lado, ela é calcada na absoluta confiança no Pai, de quem se espera tudo, por saber ser ele a fonte de todos os bens. Por outro lado, suas palavras correspondem ao que é essencial na relação do ser humano com Deus, com o próximo e com os bens da criação, de modo especial, o pão cotidiano.
 
       Seria um erro fatal confundir a oração ensinada por Jesus como escola de conformismo e alienação. O que o discípulo orante fala ao Pai é o que busca colocar em prática no seu dia-a-dia. Ele deve ser o primeiro a santificar o nome de Deus, a empenhar-se para que seu Reino aconteça, a fazer a vontade divina. Será sempre o primeiro a partilhar, a perdoar e a esforçar-se para não ser levado pelo espírito do mal.
 
 Pe. Jaldemir Vitório
 Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica
Oração
Pai, coloca nos meus lábios e no meu coração as palavras ensinadas por Jesus aos discípulos, pois elas são a melhor maneira de eu me dirigir a ti.

Um comentário: