quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comentário do evangelho - Um convite de Jesus


Na preparação para o nascimento de Jesus, ele nos pede: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis repouso para as vossas almas” (v. 29). Ao meditarmos sobre este convite de Jesus, sentimo-nos animados, porque ele está disposto a nos acolher e nos aliviar o peso da cruz de cada dia. Mas será que poderíamos nos apropriar destas maravilhosas palavras de Jesus para as dirigir aos nossos filhos, à esposa ou o ao esposo? Se não pudermos repeti-las é urgente recebermos a doutrina de Jesus.
 
          Jesus fala de "cargas pesadas", traduzidas também como “jugo”. Não só os animais, mas também os homens carregavam o jugo, símbolo de escravidão, dependência. Originalmente, o jugo é uma peça de madeira, pesada, que se encaixa por cima do pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. É figura da escravidão e da opressão (1Rs 12,4). Estar sob o jugo de alguém é estar sob seu domínio. Ao contrário do “jugo” pesado da lei (Gl 5,1), o jugo de Jesus é fácil de suportar.
 
 
Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário