quarta-feira, 26 de outubro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


1. "Caminho largo e caminho apertado"

(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

___Hei São Lucas, dá para o Senhor nos ajudar nessa reflexão ? Esse negócio de caminho largo e caminho estreito às vezes é mal interpretado. Tem gente achando que o caminho estreito é só o do pobre, que não é parafuso, mas anda sempre "apertado" e o largo é o dos ricos, que deita e rola, sem nenhuma preocupação...
___Bom, no meio de vocês aí desse tempo presente, o que é uma pessoa "Folgada"?
___Ah... Nem me diga, e como tem gente folgada, as vezes até na comunidade, são os que agem sempre de acordo com suas vontades e conveniências, burlando normas e regulamentos, driblando a legislação, vivendo de "quebra galho", sem compromisso com nada, e olhe que tem muito cristão assim, uns Folgadão, que nunca querem nada com nada...
___Está vendo? Já temos aí o que é o caminho largo, é a religião do descompromisso, das conveniências, do Deus que dá saúde, dinheiro e prosperidade, sem exigir nada, é a religião onde ética e moral não são necessárias, é a religião do "aqui e agora", curtir a vida com todos os seus prazeres, de maneira egoísta, sempre na base do "Cada um por si, Deus por todos". Esse é um caminho atraente, e que faz o maior sucesso, trazendo grandes multidões para percorrê-lo, veja alguns templos sempre lotados...
___Então o caminho estreito seria o que?
___O contrário do caminho largo, amar o outro, viver para o outro, preocupar-se com o outro, ser Igreja e não apenas IR à igreja, vestir a camisa do cristianismo, revestir-se de Jesus Cristo e percorrer o mesmo caminho que ele percorreu, mesmo sabendo que há uma cruz a ser carregada, símbolo e sinal do esvaziamento e da doação total pelo outro. Não é uma grande multidão que procura esse caminho...
___Também pudera, com um marketing negativo desse? Quem é que vai querer?
___Pois é, por isso que Jesus sempre comparou o Reino a coisa pequena, insignificante, quem prefere o caminho largo é um "Maria vai com as outras", Cristão de meia tigela, sem convicção, freqüentador de igreja, católico tradicional, sem compromisso com a Palavra do Evangelho, vive de qualquer jeito e faz qualquer coisa e depois quer pousar de "bonzinho" na comunidade, na pastoral, no movimento e na Fila da comunhão...
___Mas no final, como é que fica essa história?
___Bom a turma de cristãos folgados, sem compromisso com a ética e a moral, e com os ensinamentos do evangelho, vão querer entrar na comunhão plena quando o Reino vier e se tornar visível, mas daí serão todos desmascarados, porque, diante das pessoas o que conta é a aparência, mas diante de Deus o que vale mesmo é o coração e as entranhas... E os folgados irão dar com, o "nariz na porta", pois Deus é inacessível á quem vive um Cristianismo só de aparências...

2. Filhos de Abraão

(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

O texto deste evangelho de Lucas é formado por uma coleção articulada de fragmentos de parábolas que são encontrados dispersos em Mateus, tendo como tema comum a salvação. Segundo a tradição do Primeiro Testamento, a salvação era reservada ao povo de Israel, que se considerava povo eleito enquanto "filhos de Abraão". Jesus aponta outro critério. É o entrar pela porta estreita, para ter acesso à casa onde se dá o verdadeiro banquete.
A porta estreita é a porta dos pobres e excluídos, na qual se entra pela prática da justiça, em oposição à iniqüidade que vem sendo praticada pelos que, sob a aparência de piedosos, se entregam à ambição do dinheiro e do poder.
São os povos do oriente e do ocidente, do norte e do sul que, acolhendo Jesus, precederão os filhos de Abraão no Reino de Deus.

OraçãoPai, conduze-me pelo verdadeiro caminho da salvação que passa pelo serviço misericordioso e gratuito a quem carece de meu amor.

3. A FALSA SEGURANÇA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
Jesus recusa-se a entrar na discussão casuística sobre quem se salvará, por considerá-la inútil. Importante para ele era empenhar-se, com sinceridade, por viver uma vida agradável a Deus, e assim, ser acolhido por ele, no final da caminhada terrena.
As palavras do Mestre são uma denúncia contra aqueles que se iludem pensando ter garantido uma vaga no céu, quando, de fato, estão vagando longe da salvação. "Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas praças" dizem os que se iludem pensando que, no Reino de Deus, tem valor evocar determinadas procedências étnicas, práticas religiosas ou formação cultural como privilégios para se ingressar nele.
É a falsa segurança dos judeus, mormente, dos fariseus. Mas pode ser também a falsa segurança da comunidade cristã. Sem a prática da justiça e da caridade, sem um amor entranhado ao semelhante, de nada valerá evocar, diante de Deus, a condição de cristão para se ingressar no Reino. Se neste existem privilegiados, estes são os pobres, os marginalizados, os oprimidos, os desclassificados. Ou seja, os que estão reduzidos a uma condição tão deplorável, a ponto de não conseguirem voltar-se para Deus, a fim de exigir dele a salvação. Quiçá, no seu entender, a salvação esteja fora de seus horizontes. Para que preocupar-se com ela?
Quem se considera privilegiado, não procurando vivenciar o amor, será expulso do Reino; ao passo que os últimos serão acolhidos pelo Senhor.

OraçãoEspírito de justiça e caridade, torna-me solícito em dedicar-me à prática do bem, de forma a agradar ao Senhor e alcançar a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário