domingo, 8 de fevereiro de 2015

Comentário do Evangelho - TODOS TE PROCURAM!

Jesus sai da sinagoga e vai para a casa de Pedro onde a sua sogra estava com febre alta. Observe a atitude: " Ele chegou perto, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar." A febre deixou a mulher, e ela começou a cuidar deles. Interessante. é que Jesus não falou com a mulher, mas a segura pela mão e a ajuda a se levantar. A mulher, imediatamente, ficou curada, e tão bem, que se põe a cuidar deles. Doentes e multidão procuravam encontrar Jesus e Ele anunciava a boa notícia do Reino por toda parte. A sogra de Pedro, nesta narração de Marcos, é a primeira beneficiada do poder curador de Jesus, apenas pelo contato de sua mão.
 
       Na medida em que se espalhavam as notícias sobre Jesus, acorriam a ele multidões numerosas em busca de cura para as doenças e males que as afligiam. O povo mais simples daquela época vivia num total abandono. A liderança político-religiosa estava nas mãos da classe sacerdotal, um grupo aristocrata da capital. Sendo que o tesouro do templo funcionava como uma espécie de banco, os sacerdotes estavam mais preocupados com questões financeiras do que com o bem-estar do povo.
 
       Os fariseus formavam um grupo excludente. Eles fizeram da prática estrita da Lei sua norma de vida e quem não era capaz de fazer o mesmo era olhado com desprezo. Os mestres da Lei, muito estimados pelo povo, acabaram por transformar a religião num amontoado de mandamentos e regras, que se multiplicavam, tornando-se cada vez mais difícil de serem cumpridas. O povo simples e pobre não tinha a quem recorrer. Estava deixado à própria sorte.
 
       O aparecimento de Jesus fez renascer, nas camadas populares, a esperança. Ele falava com autoridade e realizava gestos poderosos. Era acolhedor e valorizava, de modo especial, quem era vítima da exclusão social e religiosa. Transmitia uma nova imagem de Deus, cheio de ternura e amor. Eis porque Jesus exercia uma atração irresistível sobre as pessoas, que o buscavam ávidas de ouvi-lo e serem curadas por ele.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Oração
Senhor Jesus, eu te procuro com sinceridade na certeza de encontrar junto de ti palavras que reconstroem a esperança no meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário