sábado, 14 de maio de 2011

São Matias


"Matias foi discípulo do Senhor tão constante que o acompanhou durante os três anos de vida pública, sem separar-se nunca dele. Não chegou, contudo, a pertencer ao grupo mais íntimo dos doze apóstolos. Mas, após a traição de Judas Iscariotes, Matias foi eleito para ocupar seu cargo no Colégio Apostólico". Assim narram este fato os Atos dos Apóstolos: "Poucos dias depois (da ascensão de Jesus), eles fizeram uma reunião com mais ou menos cento e vinte seguidores de Jesus. Então Pedro se levantou e disse: 'Meus irmãos, tinha que acontecer aquilo que o Espírito Santo, por meio de Davi, falou nas Escrituras a respeito de Judas. Pois foi Judas o guia daqueles que prenderam a Jesus. Era ele do nosso grupo, porque havia sido escolhido para tomar parte do nosso trabalho...´ E Pedro continuou: 'Isto é o que está escrito nos livros dos Salmos: Que a casa dele fique abandonada e mais ninguém more nela. E também diz: Que outra pessoa ocupe o lugar dele e faça o trabalho que ele fazia. Portanto, precisamos escolher outro homem para pertencer ao nosso grupo e ser testemunha da ressurreição do Senhor Jesus. Deve ser um daqueles que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, desde quando João anunciava o batismo até ao dia em que Jesus foi levado ao Céu'" (At 1,16-22).

Assim apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, apelidado O Justo e também Matias. Em seguida oraram dizendo: "Tu conheces, Senhor; os corações de todos. Agora, mostra qual dos dois tu escolheste para trabalhar como apóstolo..." Depois disto, fizeram sorteio para escolher um dos dois. O nome escolhido foi o de Matias, que se juntou ao grupo dos apóstolos (At 1,26).

Notícias posteriores dizem que Matias era provavelmente natural de Belém. Pregou o Evangelho na Palestina, na Ásia Menor e, enfim, foi apedrejado pelos judeus.

A mãe de Constantino Magno, Santa Helena, trouxe as relíquias de São Matias para Roma. Uma parte destas relíquias é venerada na Igreja antiquíssima de Treves, na Alemanha, e outra na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.  A festa de São Matias nos relembra a triste apostasia de Judas, a quem Matias substituíra no Colégio dos Apóstolos. Foi o amor desordenado ao dinheiro que o levou à perdição. Com muito acerto nos diz São Paulo: "Os que querem fazer-se ricos, caem na tentação e no laço do demônio, em muitos desejos inúteis e perniciosos que submergem os homens no abismo da morte e da perdição. Porque a raiz de todos os males é a avareza, a qual cobiçando, alguns se desencaminharam da fé e se enredaram em muitas tribulações" (1Tm 6,9).

Que o exemplo do apóstolo São Matias nos estimule à fidelidade no seguimento de Cristo, nosso Mestre.  [O SANTO DO DIA de Dom Servilio Conti, páginas 210/211,  ©Editora Vozes, 1997]

Nenhum comentário:

Postar um comentário