segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ


O Bom Pastor

No quarto domingo da Páscoa celebramos o Domingo do Bom Pastor, pois a cada ano escutamos um dos trechos do capítulo décimo do Evangelho de João. É quando comemoramos a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, neste ano já na 48ª ocasião. O tema escolhido pelo Papa Bento XVI é: “Propor as vocações na Igreja local”.

É uma boa ocasião para acolhermos a beleza da comparação que Cristo faz e, além de rezarmos pelos nossos pastores, colocarmo-nos todos sob a condução do nosso pastor comum, Jesus Cristo.

Aquele misterioso véu que impedia os discípulos e Maria Madalena de reconhecer Jesus ressuscitado cai, quando Ele, de diferentes maneiras, suscita e alimenta neles a fé. Ele entra com as portas fechadas, deseja, repetidamente, a paz e sopra sobre os apóstolos, come com eles. Faz Tomé tocar as feridas e colocar a mão na ferida que tem no lado; a Maria, em lágrimas, chama pelo nome, e assim abre-lhe os olhos.

A voz de Jesus é a voz que chama, a voz que inspira e orienta todos aqueles que O seguem e se esforçam para imitá-Lo nas diversas vocações cristãs. Ele chamou os apóstolos, escolheu os discípulos, mas continua a chamar incessantemente. Hoje, ele diz a todos: "Eu sou a porta das ovelhas", ou seja, o ingresso no Reino, a entrada da Igreja, o ingresso na vida divina, e, declarando-se Bom Pastor, acrescenta: “Ele chama as suas ovelhas, cada uma pelo nome, e as conduz para fora". É ainda a voz segura e convidativa de Jesus que chama para indicar o caminho; a voz que conduz a melhores pastagens, que amorosamente poupa e preserva dos perigos. É uma voz amiga, que cria comunhão e entendimento perfeito entre o pastor e as suas ovelhas. Pede-nos a escuta dócil e a fé mais ardente.  A Palavra do Senhor, de fato, ressoa continuamente na nossa Igreja.

É essa voz amorosa que nos chama para proclamá-Lo neste tempo diferenciado e plural. Saber que Cristo, através de sua Igreja, veio trazer vida em abundância para todos e, por isso mesmo, a verdadeira vida supõe passos importantes dentro de nossa vida e responsabilidade humanas. Hoje, principalmente, vemos a necessidade cultural que existe de sermos pessoalmente reconhecidos e respeitados.

A voz do Bom Pastor é bem distinta daquela enganadora dos que são ladrões e assaltantes e não entram pela porta, nem cuidam do rebanho, mas fogem diante do perigo porque são mercenários. A voz do Senhor é agora a voz dos apóstolos, como lemos que Pedro é forte e destemido, e todos aqueles que são convertidos por Cristo assumiram o mesmo timbre e não são capazes apenas de professar, mas também de testemunhar a sua fé até o dom da vida. Vale a pena confiar totalmente na condução segura de um pastor que nos amou até a cruz e se tornou a garantia da nossa salvação junto do Pai celeste.

Jesus é o pastor que chama as suas ovelhas pelo nome, Ele vai adiante delas e as ovelhas confiam Nele. O que nós precisamos é de pessoas que velem por nós, estejam alertas para responder os nossos problemas, fazendo-se como que nossos companheiros de viagem. Temos um forte desejo de sermos chamados pelo nome, não nos sentindo números, mas sentindo-nos profundamente amados por alguém. Jesus é a única pessoa que nos ama como somos, como o Bom Pastor. Quando muitas pessoas fogem de nós, sabemos que Jesus é o verdadeiro pastor, a porta das ovelhas que nunca nos abandona.

Jesus é a porta das ovelhas que acolhe o rebanho e nos dá a verdadeira liberdade, e os que confiam n’Ele recebem a plenitude da salvação.

É exatamente na Igreja que devemos nos sentir profundamente amados, livres, alegres, felizes diante do pastor que é o próprio Cristo manifestado através das mediações.

Neste dia mundial de orações pelas vocações de especial consagração, nós entendemos a missão que é oferecida a todos. Portanto, devemos orar principalmente por aqueles que se dedicam de modo especial a Cristo, e que são’ sinais de Jesus o único Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário