segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comentário o Evangelho


O Pastor das ovelhas


A atitude mais dignificante de um pastor consiste em estar disposto a dar a sua vida em defesa do rebanho. Esquecendo-se de si mesmo, luta para garantir a sobrevivência de suas ovelhas, embora venha a morrer. Não existe forma melhor de comprovar a condição de guia do reanho! Só quem age assim merece o título de pastor.

No trato com seus discípulos, Jesus inspirava-se neste modelo de pastor. Conhecida os que havia chamado para estar com ele e partilhar a sua missão e o seu destino. Colocava-se no meio deles como amigo e servidor, interessado em que tivessem vida abundante – a vida eterna, oferecida pelo Pai. Cuidava para que a ação perversa dos adversários – certas alas radicais do farisaísmo, as autoridades religiosas e políticas, etc. – não viesse a prejudicá-los. Defendia-os dos ataques dos inimigos, calado a boca de quem acusava falsamente seus discípulos. Colocava-se a serviço deles, desejoso de que fizessem uma verdadeira experiência de Deus, reconhecido como Pai misericordioso. Lutava para congregar quem vivia disperso, vagado por caminhos impróprios, por ser mal orientados.

Toda esta ação de Jesus resultava do cumprimento da ordem que recebera de seu Pai: ser Mestre para guiar a humanidade para o reencontro com Deus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, Paulinas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário