domingo, 23 de novembro de 2014

Cristãos leigos: Discípulos do reino de Cristo

 
      A solenidade de Cristo Rei, no Brasil, também é comemorada como o Dia do Leigo. Os “leigos” são todos os batizados, que sem serem sacerdotes ordenados ou membros de Congregações e Institutos de Vida Consagrada, formam o imenso povo de Deus que é a Igreja.
 
      Os batizados em Cristo (“mergulhados” em Cristo) foram agraciados pelos dons da salvação e da vida nova, que Deus concede a todos os que acolhem na fé o seu Filho Jesus Cristo. Tornam-se, assim, “discípulos do reino de Cristo e de Deus”.
 
      Todos os batizados, enquanto vivem neste mundo e esperam a realização plena das promessas de Deus, são participantes da missão que Jesus Cristo confiou à sua Igreja: “vós sereis minhas testemunhas”.
 
      Por isso levam o nome de “cristãos”, para serem identificados com Cristo; e participam da missão de anunciar a todos o Evangelho, de muitas maneiras. São chamados também a conformar a própria vida aos ensinamentos do Evangelho de Cristo e a crescer na vida cristã, para produzir os frutos da fé.
 
       O papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (“A Alegria do Evangelho”, nº 180), lembra que a vida cristã não se resume numa série fragmentária de “boas obras”, mas em abraçar a “proposta do Reino de Deus”: em outras palavras, em tornar-se discípulos do Reino de Deus ( Lc 4,43).
 
      Portanto, os batizados são chamados a abraçar em tudo o reino de Deus, tendo sempre diante de si o reino de Deus, como referência e critério maior para tudo o que fazem e pensam: “buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt,6,33).
 
      Os cristãos leigos e leigas são os “missionários do reino de Deus no meio do mundo, onde vivem, trabalham, se relacionam e exercem suas múltiplas responsabilidades. Que o Espírito de Cristo os ilumine e fortaleça em sua missão!
 
Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário