domingo, 2 de junho de 2013

Comentário do Evangelho - Mais um exemplo que veio de fora...

 O pedido do oficial romano, que chegou até Jesus pela mediação de alguns judeus, foi aceito de imediato. O Mestre dispôs-se a ir até onde se encontrava o homem enfermo, a fim de curá-lo, sem se importar com o perigo de contrair impureza. Então o oficial, agiu com extrema delicadeza. Ao pensar que seria constrangedor para o judeu Jesus ter de entrar na casa de um pagão, sugeriu-lhe fazer o milagre à distância, sem o incômodo de infringir as rigorosas leis religiosas de seu povo. O segundo pedido do oficial foi uma inequívoca confissão de fé. Ele merecia ser atendido sem demora
                             - ----------------------------------------------------------------------
 
      Novamente Lucas exalta o testemunho de Fé, de alguém que não pertencia á comunidade. Esse evangelista gosta de falar da Misericórdia de Deus, as histórias mais bonitas que mostram essa Verdade estão nesse evangelho. Lucas não tem uma visão exclusivista da Salvação, mas sempre acentua a universalidade salvívica: Deus quer salvar a todos, quem Crê e quem não crê, quem é da comunidade e quem não é. Os que vão se salvar, na visão de Lucas são aqueles que CRÊEM em Jesus Cristo como Deus, e o imitam como homem. É o que encontramos nesse Centurião Romano.
      Era um homem poderoso que tinha cem guardas á sua inteira disposição, que é bem conceituado dentro da Instituição Imperial a qual pertence, mas que, apesar disso, percebe em Jesus algo que a instituição não oferece. Não é apenas alguém que crê, mas que também vive a sua Fé; tem sensibilidade para com um servo que está enfermo e manifesta simpatia pela comunidade judaica, tanto é que alguns anciãos vão á Jesus interceder por ele.
      E o mais bonito, sua oração tem sempre como pano de fundo a humildade "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e o meu servo será curado". Eis aí três virtudes essenciais para ser discípulo: Ter Fé em Jesus reconhecendo Nele o Deus e Senhor, imitá-lo quanto á sua misericórdia na relação com as pessoas, e ter consciência de que não merecemos a Salvação, pois ela é dom gratuito que o Pai do Céu nos oferece em Jesus Cristo.
     Por isso Jesus irá admirar-se de tamanha Fé e dirá aos discípulos, que nem em Israel encontrou uma Fé tão grandiosa, ao contrário, os que deveriam acolhê-lo o rejeitaram, justamente por não crerem. É confortador saber que não estamos sozinhos, e que fora da comunidade, há pessoas que também acreditam e vivem segundo essa Fé que é genuinamente transformadora. O Servo ficou curado...
                                                                Diácono José da Cruz 
ORAÇÃO
Pai,dá-me um coração misericordioso e humildade que me leve a compadecer-me do meu semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário