segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Primeiro Domingo do Advento - 2 de dezembro de 2012

     Começou,  neste último domingo, o Tempo do Advento. Tempo em que celebramos a vinda de Cristo, na história e na glória. Neste primeiro domingo, somos convidados a olhar para o futuro, para o Reino de Deus que vem em sua plenitude. O olhar da fé se mistura com o olhar da esperança. A promessa do Reino futuro, nos compromete com a construção do Reino no presente, no aqui e agora da nossa história, em nosso dia a dia, em nossas famílias, ambientes, na vida social, política, econômica e cultural.
     A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
     O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
      Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

            

      
Neste domingo acendemos a 1ª vela da Coroa do Advento: a vela da esperança.

Bendito sejais, Deus da esperança, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário