sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Comentário do Evangelho - Mais uma tentativa frustrada, de desmoralizarem Jesus...

 
     Quem é mais poderoso, Deus ou o Demônio? Qualquer pessoa, independente se tem uma Vida pautada pela Fé ou não, irá responder que o Poder Divino supera e muito o poder das forças do mal. Mas Deus não é como um lutador de ringue, que precisa da aposta e do incentivo da torcida para sair-se vencedor sobre o seu adversário, ou seja, Deus não é maior forte que o mal, porque nós cremos Nele e lhe damos nosso crédito. Deus é completo e perfeito em si mesmo, em nada depende do homem.
 
     A força e o poder Divino se manifesta plenamente em Jesus de Nazaré o Filho de Deus encarnado em nossa natureza humana. Suas ações a favor do Bem são indiscutíveis, nenhuma força maligna pode superá-lo. As forças demoníacas sempre farão suas incursões no coração e na mente do ser humano, em uma tentativa de dominá-lo e subjugá-lo,  minando-lhe  a razão e a capacidade de impor a sua vontade e de tomar decisões. Jesus, ao trazer a Salvação á toda humanidade, trouxe-nos o antídoto contra a força maligna, que é Ele próprio.
 
     Os conterrâneos de Jesus, apegados á doutrina Judaica, a Lei de Moisés, e aos ritos do templo, sentiam-se poderosos contra a ação do maligno e não poderiam jamais admitir que um homem tivesse em si, mais força e poder do que a Instituição Religiosa daquele tempo. Por esta razão, para salvaguardarem o poder religioso do qual só eles tinham a chave, resolvem desmoralizar Jesus atribuindo suas ações a favor da Vida, ás Forças do Mal, insinuando desta forma, que Jesus é subjugado por Belzebu – príncipe dos demônios.
 
     O Poder de Jesus vem de Deus, pois só ele é o sumo Bem e não há outro. Bem e Mal não se misturam e nem podem ser confundidos. O que vemos no mundo é o mal maquiado de Bem, sistemas diabólicos querendo apresentar-se como um sinal do Reino de Deus. Enfim, Jesus reverte o quadro e vai acusar seus opositores de estarem sendo dominados pelo mal, ao se colocarem contra o Reino de Deus Nele manifestado. Um Homem forte e bem armado, que guarda a própria casa – faz alusão a Instituição Judaica que é a defensora e guardiã da tradição e de uma doutrina intocável. Entretanto, no coração das autoridades religiosas, o Mal poderoso se instalou arrancando-lhes a armadura na qual se apegavam, corrompendo corações e pensamentos, transformando suas ações em maldade.
 
     Um Sistema Religioso que não esteja seriamente comprometido com o Reino de Deus manifestado e instalado por Jesus, praticando na integridade os valores do evangelho, poderá sim, sucumbir diante das forças do mal, cometendo atrocidades disfarçadas do Bem, gerando divisões, desigualdades e injustiças, e insubordinando-se contra a Verdade Absoluta que é Jesus Cristo, ainda que tenha uma bela fachada Religiosa.
 
Diácono José da Cruz
 
ORAÇÃO
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário