O Credo Nicenoconstantinopolitano tem uma ampla afirmação
dogmática sobre Jesus Cristo, para mostrar a plenitude da sua realidade em três
níveis:
a) sua pré-existência eterna;
b) sua encarnação histórica no seio
virginal de Maria;
c) e sua ressurreição gloriosa.
Então podemos falar no Cristo
pré-existente, no Cristo encarnado, com o nome de Jesus, e no Cristo glorioso
após a morte de cruz, solenemente proclamado Jesus Cristo.
O Credo diz do Cristo
pré-existente:
a) Filho Unigênito de Deus;
b) nascido do Pai antes de todos os
séculos;
c) Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro;
d) gerado, não criado;
e)
consubstancial ao Pai;
f) por ele todas as coisas foram feitas. do Cristo
encarnado:
a) Por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus e se
encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e se fez homem;
b) Também
por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado.
Do Cristo
glorioso:
a) ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras;
b) e subiu aos
céus, onde está sentado à direita do Pai;
c) e de novo há de vir em sua glória
para julgar os vivos e os mortos;
d) e o seu Reino não terá fim.
Nessa
perspectiva percebemos a riqueza da afirmação da Carta aos Hebreus: "Jesus
Cristo é o mesmo, ontem e hoje, ele o será para sempre" (Hb 13,8).
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