1. “O Reino chega
além-fronteira”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Para ser possível entendermos esse milagre relatado por São
Mateus e assim fazer a nossa reflexão, vamos fazer um corte no evangelho. De um
lado temos a Galiléia e toda a região onde Jesus anuncia o Reino, e que não é
muito extensa. O lago é o elemento divisor, não só geograficamente, mas
teologicamente, assim como o Rio Jordão que aparece constantemente nos
evangelhos.
De um lado Jesus, seus seguidores, o ideal do Reino pregado,
que visa a salvação do homem, entendida na libertação plena de tudo o que possa
oprimir o ser humano, inclusive as enfermidades, em sua grande maioria
atribuídas a possessão demoníaca, porque a medicina era precária e não conseguia
dar conta de explicar e combater essas enfermidades.Então, as coisas nessa área
da saúde, que não se conseguia explicar, atribuía-se á Força demoníaca, um pouco
parecido com o que hoje se vê nas igrejas neo-pentecostalistas onde alimenta-se
o poder dos supostos “ministros de Deus”, com a expulsão dos demônios.
O que temos do outro lado, nessa terra dos Gadarenos?
Exatamente o contrário, lá as pessoas paganizadas não conhecem os profetas, a
Lei de Moisés, nem imaginam quem é Jesus e nem querem dele saber, sendo ele um
intruso, um estranho no ninho e por conta disso, o ser humano é escravo e
possesso do mal, do pecado e do egoísmo nele presente.
O evangelho nos apresenta o confronto entre esses dois mundos
tão diferentes: o do Reino de Deus, que traz Vida e Liberdade para todos, e o
Reino do Mal, que aprisiona e esmaga o homem dentro de si mesmo, no submundo das
trevas, da ignorância, arrogância e prepotência, distantes de Deus e longe desse
Reino Novo. Qualquer semelhança com a pós-modernidade, será mera
coincidência.
“Que tens a ver conosco, Filho de Deus?”. O que Deus tem a ver
com a nossa vida, com a Família, Vida conjugal, vida social, política e
economia? A nossa Igreja, portadora do anúncio da Salvação, é constantemente
rechaçada na pós-modernidade, quando fala em questões de ética, moral, defesa da
Vida, da Família e da Dignidade humana. As ideologias contrárias aos princípios
cristãos, vem de encontro á Igreja, para questioná-la com a mesma arrogância e
prepotência dos demônios que possuíam esses dois infelizes relatados no
evangelho ”Que tens a ver conosco, Jesus, Filho de Deus, viestes nos
atormentar?”. De fato, para a Força do mal presente na sociedade, o anúncio do
evangelho é um tormento porque questiona, gera discernimento e nos leva a tomar
decisão contrária aos interesses do mal.
Com respeito a manada de porcos, faço, por minha conta uma
ponte com o evangelho de Lucas onde na parábola do Filho Pródigo, este acaba
sendo um limpador de chiqueiro de porcos. Despojado da sua dignidade, o homem
escravo do pecado, acaba se submetendo á força do mal, da qual torna-se um
servidor, como no caso do Filho Pródigo que era “cuidador de porcos”.
Os demônios imploram a Jesus que querem ir para os porcos, pois
diante dele o Mal reconhece o seu lugar. E por fim, a manada de porcos se
precipita ao lago do alto de um penhasco perecendo afogados. Lago e mar têm o
mesmo significado no evangelho: é o domínio das forças do mal, de monstros como
Leviantã, potência máxima do Mal.
2. O grande poder de
Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
Mateus reproduz aqui uma narrativa de milagre que Marcos já
incluíra em seu evangelho, alguns anos antes. Embora mencione dois possessos, e
não um, Mateus resume a narrativa de Marcos e a inclui no bloco de dez milagres,
em seguida ao milagre da tempestade no mar acalmada. Com estes milagres, Mateus
prepara o envio dos doze e o discurso missionário.
Enquanto em Marcos a narrativa destaca a dimensão amorosa e
libertadora de Jesus em face dos vários sistemas opressores, tanto na área de
influência judaica como em território gentílico, em Mateus o destaque é o grande
poder de Jesus. O seu poder é sobre a natureza e sobre os demônios. Assim
revestido de poder, Jesus é apresentado com os traços do messias esperado pelo
judaísmo.
Percebem-se, assim, as diferenças de enfoques sob os quais é
visto Jesus: por um lado, Jesus libertador e amoroso, por outro lado, Jesus
poderoso.
Oração
Pai, coloca-me bem junto de teu Filho Jesus, para que as forças do mal não prevaleçam contra mim nem me mantenham prisioneiro de seu poder opressor.
Oração
Pai, coloca-me bem junto de teu Filho Jesus, para que as forças do mal não prevaleçam contra mim nem me mantenham prisioneiro de seu poder opressor.
3.A VITÓRIA SOBRE O
MAL
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
O incidente com a vara de porcos, em território pagão, esconde
uma temática teológica, retrabalhada pelo evangelista a partir de um motivo
folclorístico, com traços de comicidade: o Filho de Deus venceu o mal,
libertando a humanidade do poder demoníaco.
Os espíritos malignos, tendo-se apoderado dos dois gadarenos,
tornaram-nos refratários a Jesus, levando-os a rejeitar sua presença.
Insociáveis e violentos, esses homens viviam no mundo da morte, pois moravam nos
sepulcros, seu lugar de habitação, tendo sido reduzidos a um estado de total
desumanização.
A presença de Jesus reverteu este quadro. Era impossível que
ele ficasse impassível diante de uma situação tão deplorável! Sua atitude
imediata foi libertar os gadarenos, ordenando aos demônios que voltassem para o
mundo da impureza, simbolizada pelos porcos presentes nas imediações. Foi deles
a iniciativa de pedir para serem mandados para lá. Afinal, os homens tinham sido
recuperados para a vida, libertados do mal.
Os habitantes de Gadara não foram capazes de reconhecer o poder
de Jesus. Um misto de medo, confusão e ressentimento pela perda dos porcos
apoderou-se deles. Por isso, pediram que ele se retirasse de seu território.
Em todo caso, doravante os dois homens miraculados seriam um
símbolo vivo do poder libertador do Messias Jesus.
Oração
Espírito que liberta do mal, purifica meu coração de tudo quanto me desumaniza e me impede de viver em comunhão com meus semelhantes.
Espírito que liberta do mal, purifica meu coração de tudo quanto me desumaniza e me impede de viver em comunhão com meus semelhantes.
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