sábado, 5 de abril de 2014

Comentário do evangelho - Jesus: causa de incômodo e divisão

       

        Jesus é causa de incômodo e divisão. Primeiramente Ele causa incômodo por causa da Sua Palavra, por causa da Sua pregação e por causa da Sua vida. As pessoas olham para Jesus e veem o que Ele faz e se sentem profundamente incomodadas. E aqueles que estão incomodados por aquilo que Jesus ensina, prega e faz, ou aceitam a Sua pregação e começam a refletir sobre a sua vida, os seus gestos e as suas atitudes ou ficam indiferentes, ou rejeitam totalmente aquilo que Jesus veio fazer: pregar e ensinar.
 
        Por isso, Jesus é causa de divisão no meio do povo; sobretudo, entre os chefes do povo,  entre aqueles que são os chefes das sinagogas, aqueles que se sentem os senhores da lei judaica. Eles não reconhecem, em Jesus, o Messias, não querem reconhecer a autoridade de Jesus e querem, entre o povo, semear a discórdia e, sobretudo, a rejeição à Pessoa de Jesus.
 
        Mas é óbvio que quem aceitou Jesus vê que não é nada daquilo que estão falando, dizendo, mas eles são insistentes. O que importa para este grupo é não ser mais incomodado por Cristo e, dia a dia, vão arrumando um jeito de prendê-Lo; de eliminar aquilo que os incomoda.
 
        Deixe-me dizer a você: Jesus causa incômodo na sua vida? Ele causa reflexão dentro de você, do seu coração? Jesus causa incômodo a nós? Pois deveria causar, deveria provocar algo dentro de nós; ser as reflexões sobre a nossa vida, sobre a nossa conduta e, nós precisamos dar uma resposta de fé à altura. Ou nós nos comportamos com indiferença: “Tanto faz, tanto fez! O que Cristo falou é bonito, mas minha vida é minha vida!”
 
        Pior do que esses, são aqueles que compreendem, conhecem Jesus e sabem que a Palavra do Senhor mexe com todos nós, mas querem rebater o que o Senhor fala; querem se colocar contra o que Ele diz e procuram meios de criar descrédito nos ensinamentos d’Ele.
 
        Mas nós que somos tocados por essa Palavra, nós que somos alimentados por essa Palavra, precisamos permitir que a Palavra eterna de Jesus cause em nós reflexão, incômodo e nos ajude a nos revermos interiormente e,  ao mesmo tempo, revermos as nossas atitudes e tudo aquilo que nós fazemos.
 
        Que Jesus continue a nos incomodar!
 
(Homilia - Canção Nova)
 
ORAÇÃO
Pai, ajuda-me a acolher, sem preconceitos, a revelação de Jesus, pois sua identidade messiânica de Filho de Deus transparece nas palavras e nos sinais que ele realizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário