segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Comentário do evangelho - É Deus quem perdoa

 
  Jesus perdoa os pecados e cura a enfermidade. É que, no fundo, as duas coisas, a enfermidade e os pecados, são males que nos destroem, que nos impedem de ser livres. A salvação, como Jesus a propõe, é integral. Não deixa sinais do mal. É importante que o tenhamos em consideração. Anunciar o Evangelho é dar catequese e também anunciar o Evangelho, que ajuda os marginalizados, dá de comer aos famintos e cuida dos enfermos. O objetivo, sempre, é libertar a pessoa do mal que a oprime e devolver-lhe a liberdade dos filhos de Deus,
assim como fazia Jesus.      
 
        Naquela época, a doença era entendida como causada pelo pecado. Assim pensavam: o pecado invisível era causador dos males visíveis. Para curar aquele paralítico Jesus vai direto à raiz: “os seus pecados são perdoados”, diz ao paralítico.
 
        Em seguida, reagem os mestres da Lei. Para eles, Jesus estava blasfemando contra Deus, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, os questionou e lhes deu mais uma prova de sua divindade, mandando ao paralítico se levantar e andar. O homem, curado, obedeceu e foi para sua casa, louvando a Deus. Foi curado por dentro e por fora. Conquistou, pela graça, a capacidade de caminhar por si.
 
Espírito que cura interiormente, toca o mais íntimo de meu ser, para que eu consiga superar o meu egoísmo, e seja capaz de levar os benefícios de Deus a quem precisa de mim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário