quinta-feira, 25 de julho de 2013

Comentário do evangelho - Carregar a cruz de Jesus

O privilégio do discípulo de Cristo é carregar a cruz do Senhor com todo amor do seu coração.
 
    É com muita alegria que celebramos hoje a festa do apóstolo São Tiago.
 
      São Tiago foi um dos primeiros a seguir Jesus. De temperamento impetuoso mas, ao mesmo tempo, um discípulo fiel, São Tiago procurou sempre estar muito próximo do Senhor.
 
     Ele era irmão do também apóstolo João, que escreveu para nós o Evangelho. Ambos eram filhos de Zebedeu.
 
      Um dia, a sua mãe – como nos relata o Evangelho de hoje (cf. Mt 20,20-28) – foi aproximar-se de Jesus para um privilégio, algo muito particular: que os seus filhos sentassem um à Sua direita e outro à Sua esquerda quando Jesus viesse em Sua glória.
 
       É a mãe que sabia que havia dado os seus dois filhos para a messe, havia entregado eles para o seguimento de Jesus, então ela se sentia – e seus filhos também! – no direito de ter privilégios.
Na verdade, quando a gente pede um privilégio, estamos pedindo para sermos considerados melhores do que os outros, para sermos mais bem tratados do que os outros, para termos aquilo que os outros não têm.
 
      A resposta de Jesus é muito clara: o privilégio do discípulo de Cristo é carregar a Sua cruz de cada dia, é saber suportar as contrariedades, as dificuldades, os sofrimentos da vida em louvor e ação de graças, em reconhecimento como dom e mérito de Jesus.
 
      Não pense que, por estar há muito tempo na Igreja e segue Jesus, porque ocupa este ou aquele cargo, que você vai ser mais importante do que os demais. Pelo contrário: nós não fazemos muito mais do que a nossa obrigação!
 
      Às vezes, nós até que nos colocamos à disposição para sermos os discípulos do Senhor, nós até sofremos muito mais do que os outros, até passamos por ultrajes, humilhações e vergonhas que o mundo nos impõe por sermos discípulos do Senhor. Que nós não busquemos no Reino de Deus querer “ser melhor” ou termos privilégios por sermos seguidores de Jesus.
 
       Não se esqueça: o privilégio do discípulo de Cristo é carregar a cruz do Senhor com todo amor do seu coração.
 
Pe.  Roger Araújo
 
ORAÇÃO
Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário