Os discípulos tiveram dificuldades em compreender a ressurreição de Jesus. "Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma". Em seguida, são envolvidos pelo sentimento de alegria: "Eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos". Foi preciso que os discípulos realizassem um caminho de amadurecimento na fé para reconhecerem o Senhor. Jesus mesmo os questiona: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?". Por fim, Jesus abre a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras. Sem essa compreensão não será possível o anúncio do Senhor como o Messias esperado, que sofreu e ressuscitou. Dessa compreensão também depende o testemunho: "Vós sereis testemunhas de tudo isso".
Os discípulos a caminho de Emaús são um retrato da dispersão que se abateu sobre a comunidade, por ocasião da morte de Jesus. Frustrados, voltavam para sua cidade natal, após terem visto esvair-se a esperança de libertação, liderada pelo Messias Jesus. Como eles, muitos outros desiludiram-se com o Mestre e com o projeto de vida que ele havia proclamado. Parecia não levar a nada!
Tudo mudou, quando os discípulos foram capazes de compreender os fatos referentes a Jesus, numa ótica diferente, ou seja, na perspectiva do grande desígnio do Pai: salvar a humanidade. Sob esta luz, a cruz tornava-se sinônimo de vitória, fazendo descortinar nova esperança de libertação, sem as limitações das antigas esperanças. Era tempo de ação!
A decepção dos discípulos devia-se a uma certa dureza de coração que os mantinha cativos em seus esquemas mentais, demasiados estreitos para comportarem o projeto de Deus em toda a sua amplitude.
A descoberta do Ressuscitado despertou no coração dos discípulos a disposição de se deixarem congregar por ele. Por isso, os dois que voltavam para sua cidade, cansados e abatidos, retornam imediatamente para Jerusalém, a fim de reencontrar a comunidade. Era preciso continuar unidos em torno do Senhor Ressuscitado, já que tinham uma missão a cumprir.
Pe Jaldemir Vitório
Oração
Pai, não permitas que eu caia na tentação de viver distante de meus irmãos e irmãs de fé, pois o Senhor Ressuscitado nos quer todos reunidos em seu nome.
Pai, não permitas que eu caia na tentação de viver distante de meus irmãos e irmãs de fé, pois o Senhor Ressuscitado nos quer todos reunidos em seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário