1. "Os sinais que acompanharão os que
crerem..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
___ São Marcos, aproveitando que hoje é a sua festa na liturgia
da nossa querida Igreja, a gente tem uma pergunta que está "entalada" aqui, é
sobre os sinais miraculosos que deverá acompanhar os que crêem...
Marcos ___Bom, primeiramente vejam o objetivo
do evangelho que escrevi, e assim será mais fácil de entender o conteúdo de cada
um dos escritos.
___Então há uma intenção por trás de cada relato?
Marcos ___Claro que sim, no meu evangelho
sempre tive a intenção de mostrar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus,
as palavras e as frases sempre giram em torno dessa proclamação...
___ Ué, mas isso não é óbvio São Marcos?
Marcos - Hoje para vocês do segundo milênio
sim, mas para as primeiras comunidades tudo era muito vago e ninguém tinha
certeza de nada. Havia muitas heresias em torno de Jesus Cristo, e nós tínhamos
que mostrar a Verdade e essa era a principal delas "Jesus é o Filho de
Deus".
___Ah, agora lembrei de uma coisa, que lá na morte de Jesus no
calvário, no seu evangelho um Centurião aos pés da cruz dá um bonito testemunho
quando diz "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus".
Marcos - Pois é, e esta afirmativa é o cume do
meu evangelho, ele fecha com chave de ouro todas as narrativas desde o Batismo
de Jesus, seus ensinamentos e milagres, até a sua morte na cruz...
___ São Marcos, e essa história de continuar com a missão de
Jesus, foi isso mesmo?
Marcos - Sim, pois continuar com a missão não
foi uma decisão dos discípulos, mas uma obediência ao mandato de Jesus "Ide por
todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura..."
____Ah bom... Estamos começando a entender, não se trata de um
projeto e de uma iniciativa humana...
Marcos ___Claro que não! Se fosse assim, as
coisas jamais teriam dado certo e vocês aí do segundo milênio não teriam
recebido o evangelho exatamente do modo como anunciamos lá no início...
___ Puxa vida... A entrevista chegou ao fim e não conseguimos
falar da nossa principal dúvida: esses sinais miraculosos eu confesso que a
gente não tem em nossas comunidades, exorcizar demônios, falar novas línguas,
meter a mão em serpente, beber veneno mortal e não morrer, curas milagrosas. Não
é este o perfil de nossas comunidades... Tem algumas coisas fora do normal aqui
e ali, mas em geral não é assim...
Marcos ____Olhe! Cada ação dessa citada no
evangelho, como parte do mandato missionário, tem um simbolismo muito forte para
as primeiras comunidades: eram sinais evidentes de que Jesus de Nazaré, o Filho
de Deus, acompanhava a missão dos apóstolos justamente para confirmar a
autenticidade da Palavra anunciada que é poderosa.
____Ah então quer dizer que os tais sinais miraculosos são em
função do anúncio e para confirmar a Palavra, e não ações isoladas em um outro
contexto?
Marcos - Lógico que não, a Palavra anunciada
liberta o homem das forças do demônio, coloca em sua boca a nova linguagem do
amor, que todos entendem, e a questão de pegar em serpentes ou tomar veneno
mortal e sair ileso, nos remete ao Genesis, onde uma serpente tentou a Eva e a
envenenou com o mal do pecado. Podemos reler em Marcos exatamente isso, de que
apesar de expostos ao Mal presente no mundo, o discípulo fiel seguidor de Jesus
Cristo, jamais será contaminado porque ele contém a Vida e a Graça que Jesus
concedeu junto com a missão.
2. Anunciar a Boa-Nova na confiança da
presença de Jesus nesta missão
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
Este texto é um acréscimo tardio ao evangelho de Marcos. Indica
já uma incipiente prática institucional do batismo, com uma imatura
intolerância. A fé é associada a sinais extraordinários. Há uma aproximação das
fontes de Lucas, o qual em Atos narra o episódio em que uma serpente prende-se à
mão de Paulo sem que ele nada sofra. A narrativa da ascensão de Jesus também é
exclusiva de Lucas.
O texto reflete a prática missionária nas comunidades
provavelmente do fim do primeiro século. Notam-se o empenho em "anunciar a
Boa-Nova por toda parte" e a confiança na presença de Jesus, com o conforto que
proporcionava aos discípulos.
Hoje se compreende que a prática missionária não é condenatória
nem marcada por fatos extraordinários. E esta prática é exercida com a certeza
da presença viva de Jesus de Nazaré entre nós. O sinal por excelência da missão
é o amor misericordioso. É a descoberta, a valorização e o cultivo dos sinais de
vida nas comunidades, entre todos os povos.
Oração
Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.
Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.
3. O EVANGELHO DE
MARCOS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
A tradição identifica o autor deste Evangelho com São Marcos,
que foi com Barnabé, seu primo, e com Paulo para a primeira viagem missionária a
partir de Antioquia (At 13,2.5). Seria também o filho de Maria, em cuja casa
Pedro se abrigou em Jerusalém (At 12,12). Marcos escreveu seu Evangelho
provavelmente no ano 65, sendo depois, nas décadas de 80 e 90, seguido pelos
Evangelhos de Mateus, Lucas e João. Marcos, em seu texto, resgata as memórias
históricas de Jesus de Nazaré, abandonadas pela visão cristológica que se
concentrava no Jesus ressuscitado (Cristo). Seu Evangelho termina com a
narrativa das mulheres que encontram o túmulo de Jesus vazio e são avisadas pelo
anjo de que "Jesus, de Nazaré, o crucificado... vos precede na Galiléia...". As
narrativas de aparições do ressuscitado (Mc 16,9-20) são acréscimos posteriores,
feitos pela Igreja estruturada, provavelmente já no segundo século, a qual achou
por bem reforçar neste Evangelho a dimensão do Cristo glorioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário